Na noite desta quinta-feira (8), o SINDALESC e AFALESC, em parceria com a Associação Amigos da Criança e do Adolescente do Morro do Mocotó (ACAM), realizaram a cerimônia de entrega dos certificados “Curso de Informática – Educação de Jovens para o Mercado de Trabalho”, no plenarinho do Palácio Barriga Verde.  O curso durou aproximadamente três meses e atendeu 24 jovens de 13 a 19 anos em vulnerabilidade social. Para muitos dos jovens presentes essa foi a primeira certificação profissional recebida na vida.

O presidente da Acam Claudio Ramos Floriani Júnior destaca que o sentimento é dever cumprindo: “o SINDALESC e AFALESC estão de parabéns pela iniciativa e pela oportunidade dada para esses jovens que moram no morro se qualificarem e melhorarem de vida.” As aulas aconteceram em duas turmas, uma pela manhã e outra à tarde nas terças e quintas feiras e foram ministradas pelo primeiro secretário do SINDALESC Antônio Vitor.

Além das aulas de informática, a secretária do SINDALESC Roberta Vainstock, que tem especialização em Recursos Humanos, deu aulas para preparar os adolescentes para entrevistas de emprego e para o mercado de trabalho. O professor e secretário do Sindalesc, Antônio Vitor Ulrich, explicou que o curso tem o objetivo de capacitar os alunos para o mercado de trabalho: “foram 3 meses muitos proveitosos, com aulas de informática, orientações das principais informações no currículo e comportamento em entrevistas. Para Ulrich os alunos saíram do curso bastantes motivados e com boas expectativas.

Outro ponto abordado no curso foi a cidadania e o funcionamento de uma casa de leis. Entre as atividades desenvolvidas foi feita uma visita guiada ao Parlamento com a colaboração da equipe da Coordenadoria de Eventos para que os alunos compreendessem o funcionamento da ALESC. Mesmo morando ao lado da Assembleia Legislativa, a grande maioria dos alunos jamais havia pisado dentro do Palácio Barriga Verde. Para o presidente do SINDALESC Diego Vieira esse também é um dos grandes méritos da ação: “Precisamos construir uma ponte entre a Assembleia Legislativa e a comunidade que mora ao lado. Temos de diminuir essa distância entre o morro e o Poder Legislativo e tentar passar aos alunos que esse também é um lugar a ser ocupado por eles”

 

SOBRE A ACAM

A   ACAM é uma instituição que tem mais de 20 anos de atuação e promove trabalhos de cunho social e educativo para as crianças e adolescentes, de caráter continuado, na direção de fortalecer a função protetiva das famílias. Sua atuação é no Morro do Mocotó e atende a mais de 200 crianças em vulnerabilidade social.  A ACAM está inserida em um dos maiores bolsões de pobreza existentes na cidade de Florianópolis, no complexo do Maciço do Morro da Cruz.

 

Powered by Joinchat
SINDALESC
Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.